Sabemos que com a chegada das redes sociais não há mais anonimato. Então por que, mesmo assim, vemos tantos profissionais cometendo deslizes e manchando suas imagens perante clientes e parceiros com maus comportamentos nas redes sociais?
Lembra da famosa frase “A primeira impressão é a que fica?”
Realmente nos preocupamos com isso. Na primeira reunião com um possível cliente ou participando de um processo seletivo caprichamos na roupa, no cabelo, no material a ser apresentado, no discurso, etc.
Mas, apesar de toda esta preparação, nem nos damos conta de que provavelmente a primeira impressão já tenha passado.
Isso porque no ato do agendamento da reunião por telefone ou e-mail, seu nome já é conhecido e pesquisado no Facebook, Linkedin e todas as outras redes sociais que possa existir.
Veja se você já não cometeu alguns desses cinco erros e saiba como se comportar nas redes sociais
1. Não possuir um perfil completo e atualizado nas várias redes sociais que participa
Já imaginou agendar uma reunião em nome da atual empresa em que trabalha, mas seus perfis ainda apontam o emprego anterior? Feio, não é mesmo? E se você diz que é especialista em determinado assunto, mas não possui nenhuma formação ou experiência documentada? O fato de estar escrito no Facebook não quer dizer nada.
Organize-se e revise mensalmente suas informações, mantendo seus perfis e sua imagem atualizados.
2. Publicar livremente fotos de festas
As suas mais de 1.000 conexões realmente precisam saber que você esteve em um churrasco na noite anterior a um dia de trabalho?
Qualquer atraso ou sinal de cansaço serão facilmente relacionados ao evento e a sua influência nas redes sociais será negativa.
O recomendável é que você publique este tipo de informação em grupos mais específicos.
Mesmo que você tome este cuidado, mantenha bem ajustadas suas configurações de privacidade para que um amigo não possa lhe marcar naquela foto em que você vira um litro de chope.
Dessa forma, você evitará ser conhecido como um profissional que tem um mal comportamentos nas redes sociais.
3. Fornecer sua localização em visitas às empresas
Por mais que seja simpático registrar uma visita a um possível cliente, você pode estar entregando uma informação muito valiosa ao seu concorrente, pois ele vai saber que nesta empresa existe uma abertura para venda de produto ou prestação de serviço.
Preserve esta informação até que você tenha um contrato de longa duração e então divulgue o novo cliente usando esta informação a seu favor.
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4. Cometer erros de ortografia
Tome muito cuidado com erros ortográficos e utilize o auxílio de corretores e dicionários online. A forma que você escreve é responsável por grande parte da credibilidade que passa.
Assassinatos ao português indicam falta de instrução, leitura e até relaxamento.
Por isso, evite frases do tipo:
- “Noite mara cazamigas”;
- “Aki em ksa eh assim”;
- “hoje vai cer o inicio da minha felicidade beijo no ombro”;
- “acabei de fazer algo q nunca pensei q iria fazer”.
5. Desabafos em redes sociais
Cuidado com os desabafos que faz nas redes sociais, pois isso pode transmitir uma imagem distorcida de quem você é de fato e até ferir indiretamente a pessoa que acabou de visitar seu perfil para conhece-lo melhor.
Como exemplo, veja o depoimento que li no Facebook de um colega:
“Detesto gente em que as atitudes não condizem com o que fala. Ser profissional é saber driblar as adversidades do dia a dia e, principalmente, respeitar o outro! Todo mundo tem um dia ruim. E sábio é aquele q aprende com os seus e com os erros dos outros. Deixo apenas uma reflexão: EU NÃO NASCI PRA SOMAR…NASCI PRA FAZER A DIFERENÇA!”
Neste depoimento, além de erros de português, pense se esse depoimento for lido por um profissional de seleção, com certeza esse candidato não será selecionado, pois “ser profissional” é resolver seus conflitos pessoalmente e não em mídias sociais.
Procure não desabafar nas redes sociais quando estiver zangado ou revoltado. O melhor comportamento a ter é fazer terapia para resolver suas questões ou procurar um amigo para conversar.
Minha sugestão é que você faça uma análise do todos os seus perfis públicos para analisar como tem sido o seu comportamento nas redes sociais se fazendo as seguintes perguntas:
• O que estou publicando, curtindo ou compartilhando melhora ou atrapalha a minha imagem?
• Minha foto de perfil gera autoridade para mim?
• Estou expondo opiniões que comprometem minha imagem?
• Estou sendo chato e repetitivo?
• Qual impressão as pessoas estão tendo a meu respeito quando visitam minhas redes sociais?
Se você ainda não parou para fazer essa análise, saiba que pode estar detonando a sua marca pessoal e com isso perdendo grandes oportunidades de trabalho e de negócio por causa de maus comportamentos nas redes sociais.
E aí! O que achou desse texto? Acredita que está se comportando bem nas redes sociais? Deixe seu comentário, pois queremos saber sua opinião.
Até mais!