Mercado de Trabalho – Saiba como ter um perfil interessante no LinkedIn
Mercado de Trabalho – Conheça os 7 erros que você precisa evitar no LinkedIn ao criar um perfil
Em tempos de desemprego nas alturas e grande concorrência por uma vaga de emprego, ser assertivo na busca por uma recolocação é fundamental para encurtar caminhos.
Graças as novas tecnologias disponíveis, muitos candidatos saem na frente de seus concorrentes quando possuem um perfil atualizado nas principais redes sociais.
E o LinkedIn é uma dessas redes que favorecem a busca por uma recolocação no mercado de trabalho.
É preciso lembrar que, muitas pessoas desejam a mesma oportunidade que você, então ter um perfil atualizado no LinkedIn é imprescindível se deseja concorrer por uma vaga descente.
Por essa razão, se é um verdadeiro candidato a deixar a fila do desemprego, você não pode dormir no ponto.
Então, veja o que preparei nessa lista dos 7 piores erros que deixam os cabelos dos recrutadores em pé quando analisam o perfil de candidatos desleixados.
Evite esses erros e esteja preparado em sua próxima entrevista de emprego.
1.Deixe de Ignorar o LinkedIn
Como dissemos, essa é a mais importante regra.
Atualmente, o LinkedIn é a principal rede social voltada para o mercado de trabalho.
Por isso, ter um perfil atualizado é pré-requisito para que os recrutadores te achem e avaliem suas habilidades e competências.
2.Preenchimento incorreto do currículo no campo título
Defina seu objetivo profissional, ou seja, descreva a área que pretende trabalhar e faça uso de palavras-chave ao preencher o campo Título.
Eu e todos meus amigos selecionadores, realizamos buscas digitando palavras-chave.
Por exemplo, quando quero selecionar um profissional de RH, costumo digitar:
- RH;
- Recursos Humanos;
- Recrutamento e seleção;
- Treinamento e desenvolvimento.
Se no seu perfil, o campo título estiver preenchido com termos como “Em busca de recolocação”, “Transição de carreira” ou coisas do tipo, dificilmente você será selecionado.
Isso porque usou termos genéricos que servem para profissionais de qualquer área.
Expressões como essas não te promovem, pois nenhum selecionador digita “busca recolocação”, de modo que seu perfil nunca será encontrado e você jamais será selecionado.
3.Ter um Perfil Incompleto
Siga as orientações do próprio LinkedIn e complete o seu perfil com todas as informações solicitadas.
Um perfil com foto é 11 vezes mais visto em pesquisas.
Um perfil com todas as informações sugeridas pelo LinkedIn é 7 vezes mais visto nas pesquisas dos recrutadores.
4.Não seguir o LinkedIn das empresas onde deseja trabalhar
Você ainda perde tempo procurando emprego em jornais ou classificados de internet?
Saiba que as empresas publicam suas vagas primeiro no LinkedIn por ser uma rede altamente qualificada e que traz bons candidatos.
Somente depois é que costumam abrir as vagas para outros canais de recrutamento e seleção.
Acredite! Você está perdendo grandes oportunidades no mercado de trabalho.
5.Possuir um Perfil Estático
Para ganhar visibilidade, uma das melhores estratégias é participar de grupos de referência em sua área profissional, postar comentários e fazer perguntas.
Ou seja, a ordem é: “INTERAJA!!!”
Entenda que buscar recolocação não é distribuir currículo.
Vivemos um novo momento onde sua recolocação depende muito mais das interações com sua rede de contatos do que ser pescado porque alguém “gostou” do seu perfil.
As melhores vagas não chegam nem a ser publicadas, são preenchidas com indicações.
Por isso, não interagir não é uma boa alternativa.
6.Fazer postagens de assuntos sem relação com atividade profissional
O LinkedIn não é uma rede social como o Facebook, Instagram ou Twitter.
O LinkedIn é uma rede para network profissional e isso implica dizer que você não deve postar as mesmas coisas que publica nas outras redes.
Esqueça conteúdos como mensagens de bom dia, correntes espirituais ou animaizinhos fofos.
No LinkedIn, aja profissionalmente para não queimar seu filme.
7.Perfil Cemitério
Não adianta criar um perfil e deixá-lo lá parado.
Faça postagens para aparecer na timeline dos seus contatos o maior número de vezes possível e, sem exageros, gere conteúdo que agregue valor às pessoas.
A maneira mais fácil de fazer isso é compartilhando links de posts ou sites interessantes que tenham relação com seu objetivo profissional.
Aproveite a oportunidade para fazer comentários, dessa maneira todos poderão ver sua visão crítica sobre determinados assuntos.
Por fim, saiba que lamentações e pedidos na timeline têm grandes possibilidades de derrubar sua imagem.
Frases do tipo “Estou procurando trabalho”, “Segue o meu currículo” ou “me ajudem a divulgar” são completamente ignoradas pelos recrutadores.
As empresas querem solucionadores de problemas e não chorões de muros de lamentações.
Perceba que buscar recolocação no mercado de trabalho deixou de ser espalhar currículos para tudo que é lado.
Essa ação se torna cada vez mais estratégica, por isso é preciso planejamento.
Não sabe qual estratégia usar?
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Descubra como coaching de carreira te ajudará a criar uma boa estratégia para sua recolocação no mercado de trabalho.
Aguardo o seu contato!
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