A qualidade de vida no trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. Ela corresponde ao grau de satisfação das necessidades pessoais que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função.
A QVT é um conceito amplo, cujo objetivo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficácia da empresa. A qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores da saúde organizacional.
Melhorias na qualidade de vida do trabalho nas empresas passam por ajustes em termos de infraestrutura, higiene e segurança do ambiente, assim como dos aspectos psicológicos e sociais.
Fatores na qualidade de vida no trabalho:
- Ambiente psicológico e físico de trabalho
- Satisfação com a função executada
- Motivação para o exercício da atividade
- Oportunidade de crescimento
- Desenvolvimento pessoal
- Clima organizacional
- Remuneração justa e adequada
- Benefícios concedidos
- Segurança na função
- Reconhecimento pelo trabalho
- Feedback das atividades
- Relacionamento com colegas e superiores
- Liberdade de decisão e participação
- Igualdade de oportunidades