Um programa de desenvolvimento estratégico de liderança precisa conter aspectos fundamentais que resultarão em líderes assertivos e qualificados.
Estratégia:
É preciso elaborar uma estratégia bem definida, com objetivos claros. Determine prazos para atingir as expectativas em relação à liderança.
- O que a empresa espera de um líder?
- Quais características diferenciam um líder em potencial de um colaborador comum?
- Quais são os critérios para essa identificação?
Ações contínuas:
Identificados os líderes em potencial, a empresa precisa estabelecer uma série de ações contínuas que vão contribuir para o desenvolvimento da liderança.
- Alinhamento com os objetivos da empresa;
- Treinamentos técnicos e específicos, workshops;
- Feedback das pessoas sobre o futuro líder.
Mensuração de resultados:
O programa precisa ser analisado e monitorado desde o início, essa mensuração precisa ser contínua para identificar os resultados, ou seja, se a liderança do colaborador está realmente funcionando.
Os resultados dessa mensuração indicarão se o profissional está exercendo a liderança da maneira desejada ou se haverá necessidade de ajustes no programa, como uma nova especialização.
Recompensas:
Para elaborar um programa de sucesso, é necessário contar com uma estrutura bem definida, que começa na estratégia, passa pelas ações e termina na mensuração. Assim, pode-se seguir cases de sucesso e implantar sistemas de recompensa e, com isso, desenvolver líderes muito melhores.