Clima Organizacional: Entenda como ele tem grande impacto nos resultados da sua empresa levando aos altos índices de rotatividade de funcionários
O mundo passa por constantes e, cada vez mais, velozes mudanças.
Todos os dias surge um fato novo no contexto social, econômico, político e cultural que “mexe” com a cabeça das pessoas, impactando em seus valores e, consequentemente, em suas atitudes em relação ao trabalho.
É preciso que estejamos atentos para essa realidade.
Os empregadores devem ter ouvidos interessados e olhos atentos para o comportamento de seus funcionários no ambiente da empresa.
Isso só será possível quando estiverem convencidos e sensibilizados da importância dos recursos humanos e do clima organizacional promovido por sua liderança. Afinal, só é excelente a empresa que estende essa excelência à qualidade de vida dos seus funcionários.
O alto turnover em uma empresa retrata que algo não está bem em seu clima organizacional.
Fatalmente, isso gera impacto na motivação das pessoas e no comprometimento das suas atribuições, gerando mais absenteísmo e rotatividade o que interfere na credibilidade junto aos clientes.
Tanto o turnover compulsório quando o turnover espontâneo servem de importantes indicadores para a análise do clima organizacional.
Através de uma ferramenta de entrevista de desligamento bem estruturada, você, empregador, poderá identificar o grau de satisfação dos seus colaboradores e os diversos motivos que os levam à demissão ou a solicitação de desligamento na empresa.
Você pode não perceber num primeiro momento, mas essa rotina pode causar grandes abalos ao seu faturamento e desestabilidade no seu planejamento estratégico.
Por isso fique atento ao próximo item.
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Saiba o que pode causar clima organizacional ruim e um turnover alto
1. O Trabalho em Si
Você já se perguntou qual a percepção que o funcionário tem referente às atividades que executa e qual o valor que ele atribui a essas atividades?
2. Salário
Você já se perguntou que eventuais distorções entre salário interno comparado ao mesmo segmento em sua região pode levar a sua empresa a um clima organizacional ruim?
3. Supervisão
Qual o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento, etc?
4. Comunicação
O que os seus funcionários sabem sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais e programas de comunicação?
5. Progresso Profissional
Quais as oportunidades e as possibilidades de promoções e elaboração de um estruturado plano de carreira que a empresa oferece para os colaboradores?
6. Benefícios
Qual o grau de satisfação dos funcionários com os benefícios oferecidos pela empresa? Esses benefícios atentem suas às necessidades básicas?
7. Condições Físicas no Trabalho
A qualidade das condições físicas de trabalho como os postos de trabalho, os vestiários, os horários de trabalho, as condições de conforto e as instalações em geral permitem que o colaborador exerça suas atividades de maneira confortável?
8. Disciplina
Você já considerou avaliar o grau de rigidez das normas disciplinares e o quanto esta rigidez cria insatisfações para os seus colaboradores?
9. Objetivos Organizacionais
Qual a clareza com que os objetivos e os planos de ações, tanto setoriais quanto organizacionais, são comunicados aos empregados?
10. Orientação para Resultados
Você avalia até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela conquista dos resultados?
A entrevista de desligamento é a melhor ferramenta para medir o clima organizacional
A Entrevista de Desligamento quantificada apontará quais são os gaps da empresa que merecem plano de ação para recuperação nos índices do clima organizacional.
A responsabilidade de gerir o plano de ação com objetivo de resgatar perdas identificadas é dos líderes, pois se liderar é obter resultados através das pessoas, então, líder se faz ao conhecer o ambiente de trabalho, o grau de confiança, a harmonia e a cooperação existentes na equipe.
Sob esta ótica, a responsabilidade compete a todos os líderes, independente do título do seu cargo ou do nível hierárquico. Logo, podemos afirmar que diretores, gerentes e supervisores devem se interessar pelo clima organizacional.
Porém, independente desta responsabilidade intrínseca ao cargo de liderança, devemos também encarar o tema do ponto de vista organizacional, ou seja, o clima considerando todos os funcionários de uma empresa.
Sob este ângulo, a sua avaliação compete à área de Recursos Humanos, seja o departamento interno na empresa ou uma consultoria externa, que tenha como principal objetivo, a motivação das pessoas que trabalham na organização.
Para tanto, a área de recursos humanos criará condições de avaliar precisamente os resultados buscando sempre elevar os seus índices positivos.
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Conclusão
É preciso entender que o alto turnover é sinônimo da perda de produtividade, da lucratividade e da saúde organizacional.
Por isso, torna-se necessário e estratégico que você, empregador, sempre considere o clima organizacional como um instrumento que, aplicado de forma consciente e metódica, assegure a consistência em todas as mudanças empresariais que visem a Busca da Excelência.
Gostou desse texto? Como está o clima organizacional da sua empresa. Queremos saber sua opinião. Deixe o seu comentário e compartilhe essa reflexão com seus amigos.
Até o próximo texto.