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Consultoria de RH – Como Aplico o Mapa da Empatia para meus clientes

Consultoria de RH

Consultoria de RH – Aplicação prática do Mapa da Empatia


CONSULTORIA DE RH – O MAPA DA EMPATIA SERVE PARA TODAS AS EMPRESAS


Uma Consultoria de RH vai muito além de cálculos da folha de pagamento, gerenciamento de benefícios ou descrição de cargos.

Essa ciência tornou-se parte estratégica das empresas, pois todos entendem que o capital humano é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento.

Por isso, desenvolvi um treinamento que permite ao meu cliente enxergar seu negócio como um todo, no que diz respeito aos seus funcionários.

Para chegar a esse nível, lancei mão de uma ferramenta chamada Mapa da Empatia, ainda pouco usada por  pequenos empresários.

Dias atrás, publiquei um texto sobre o mapa, objetivando ajudar os gestores a entenderem melhor o cenário do seu público-alvo, para que este vire seu cliente.

Porém, várias pessoas solicitaram uma demonstração prática dessa poderosa ferramenta.

Como deve saber, atuo nas empresas ofertando desenvolvimento e treinamento para a suas equipes.

Mas, como saber qual questão mais urgente a ser solucionada em uma empresa?

Justamente mapeando seu perfil e comportamento como empresário e gestor.

Meus clientes são pequenas e médias empresas, em Campinas, em um raio de 150 km.

Assim, definindo meu cliente e pesquisando em sites como LinkedIn e Facebook e ouvindo relatos dos próprios clientes, cruzo dados e informações para estabelecer as ações a serem adotadas.

Aplicação Efetiva do Mapa da Empatia

Como falei, em outro texto explico melhor sobre a ferramenta Mapa da Empatia.

Clicando aqui, você terá mais informações de como montá-lo.

Sem demora, vamos à prática.

1 – O que o meu cliente vê?

Ele relata que está inserido em um mercado muito competitivo, que seus amigos vivem pedindo-lhes emprego.

Também observa que muitos pequenos empresários, atualmente, trabalham com a chamada permuta.

Com clientes que tenham algo a oferecer para alavancar meu próprio negócio, faço permuta de um serviço pelo outro.

Isso é muito saudável para pequenas empresas que buscam posicionamento de mercado.

Sobre seu ambiente, meu cliente relata que estão sempre atarefados com questões bancárias ou negociando com fornecedores.

Isso me mostra que ele vive sobrecarregado e não consegue dedicar-se ao planejamento estratégico para alavancar sua empresa.

Outra queixa é sobre sua necessidade de capacitação, mas sempre busca algo gratuito.

2 – O que ele fala e faz?

Meu cliente lamenta a falta de tempo e costuma chegar atrasado aos compromissos assumidos, isso quando não os cancela.

Ele não percebe que esse comportamento é caracterizando como autossabotagem, então mostrar-lhe a importância da Consultoria de RH.

O cliente também tem medo de ser ultrapassado e isso fica evidente em falas como: “Eu sempre fiz assim, por que vou mudar logo agora?”.

Mostra medo de fracasso quando a empresa começa a se estruturar e negligencia metas estipuladas, mesmo que tenham sido fechadas previamente com seu time.

3 – O que ele escuta?

Ele frequenta grupos de empreendedores para conviver com pessoas do mesmo nível intelectual, além de fazer parte de associações como Amcham, Acic, SEBRAE, BNI.

Também se mostra muito responsável socialmente e prática o consumo consciente.

Se identifica com empresários que “vieram do nada”, ou seja, pessoas que começaram do zero, vendendo de porta em porta e que, ao longo do tempo, construíram relevante patrimônio.

Tem o hábito de copiar modelos e práticas de negócios sem fazer prévia avaliação de que será adequado à sua empresa.

Já quando a cliente é mulher, fica evidente que elas preferem fazer e fechar negócios de mulher para mulher.

4 – O que pensa e sente?

Preocupa-se muito com a instabilidade econômica do país. Lamenta impostos, taxas e tributos a serem recolhidos ao governo.

Lamenta as dificuldades impostas por governos e sociedade que o empreendedor brasileiro enfrenta em seu cotidiano.

Porém, para não esmorecer, apega-se a ditos populares, como: “sou brasileiro e não desisto nunca”, mas se deixa desmotivar em períodos de crise.

Meu cliente sonha grande e busca expandir sua empresa para tornar sua marca reconhecida.

Por isso, planeja a abertura de filiais ou a capitalização por meio de franquias, porém sofre com a falta de estrutura que o negócio ainda enfrenta.

5 – Quais são as dores do meu cliente?

Ele sofre com o paradigma que prega que o cliente sempre tem razão, pois acredita que essa crença prejudica as pequenas empresas.

Ignora que contratos bem estabelecidos garante-lhe autonomia quando diz não ao cliente e permite avaliar se esse cliente traz mais prejuízo que lucro.

Conta muitas histórias de sociedades e parcerias que não foram vantajosas.

Possui uma dificuldade grande em delegar tarefas, assim se torna o RH, a logística, o financeiro da empresa, tudo ao mesmo tempo.

E esse é um dos momentos em que mostro-lhe a importância de ter uma Consultoria de RH ao seu lado.

Ainda em relação as dores, percebo o medo que tem de quebrar a empresa e ir à falência.

Mas também relata ter medo de processos trabalhistas ou prejuízos que oriundos de possíveis inabilidades de algum colaborador.

6 – Que ganhos meu cliente deseja ter?

Eles sonham com parceiros que entendam suas dificuldades, esforços e sacrifícios.

Por outro lado, não conseguem se abrir honestamente, pois tem dificuldade em confiar.

O sonho de todos é ter uma equipe unida que gere resultados lucrativos para a empresa.

Deseja ser reconhecido no mercado em que atua e querem clientes engajados com sua empresa e fieis a sua marca.

A análise deverá conter um plano de ações

Após o levantamento dos dados, construo um detalhado e minucioso plano de ações.

Somente assim, terei condições de oferecer, ao meu cliente, uma solução completa de Consultoria de RH, com um treinamento adequado para a sua necessidade.

Os treinamentos que oferecemos aqui na LCA são estruturados em 4 etapas:

  1. Diagnóstico do estado atual da empresa;
  2. Reunião com prévia do treinamento a ser desenvolvido;
  3. Execução do plano de treinamento aprovado pelo cliente;
  4. Acompanhamento dos indicadores de resultados e evolução.

É importante ter em mente que quando o cliente se vê amparado em todo o processo, ele passa a perceber o treinamento como investimento e não mais como custo.

Quando construir o mapa da empatia do seu cliente, identifique a linguagem utilizada por ele, suas dores e seus anseios.

Veja o vídeo completo sobre o Mapa da Empatia para PJ.

Desse modo, você caminhará ao seu lado e estabelecerá uma parceria duradoura.

Quer saber um pouco mais sobre essa e outras poderosas ferramentas de gestão e estruturação de negócios?

Agende um horário e vamos tomar um café para uma parceira de sucesso.

Lilian – LCA Consultoria e treinamento
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