Segundo Vicente Falconi: “Quem não mede, não gerencia”. Será que todos os processos e áreas podem ser medidos? Em alguma área o tão famoso e tão temido indicador não tem sua função cumprida? Será que podemos mensurar e acompanhar os resultados de processos de áreas meio, como a área de Gestão de Pessoas? Estas são perguntas que geram ansiedade e muita discussão no ambiente empresarial, principalmente quando alguém se levanta para afirmar: SIM, TODOS OS PROCESSOS E ÁREAS PODEM SER MEDIDOS!!!
Se quisermos garantir o sucesso dos nossos processos e do nosso trabalho, precisamos saber exatamente o fim deste, ou seja, para que ele serve e que tipo de resultado quer alcançar. Em outras palavras, precisamos definir indicadores coerentes e objetivos que traduzam o que esperamos deste processo ou trabalho.
Conteúdo da 27ª Palestra Interativa:
- Traçar metas e objetivos estratégicos;
- Medir e monitorar os resultados alcançados;
- Confrontar e analisar o realizado x proposto;
- Traçar planos de melhoria para o atingimento ou para a superação do que foi planejado inicialmente.