Pequenas Empresas – Descubra como o Mapa da Empatia transformará o seu segmento
PEQUENAS EMPRESAS – CONHEÇA O MAPA DA EMPATIA E DEIXE DE PERDER CLIENTE
O mapa da empatia é um recurso que serve para desenhar o perfil do cliente ideal de uma empresa, com base nos sentimentos que esse cliente traz consigo.
Imagine poder adentrar na mente do público-alvo, compreender o que ele deseja e poder oferecer produtos, serviços e atendimento adequados?
Todos os donos de pequenas empresas sonham com isso, não é mesmo?
Isso parece impossível, porém podemos lançar mão de ferramentas que permitam saber assertivamente o que o cliente deseja.
Ser empático é ter a habilidade de compreender o estado emocional do outro, se “colocar” no lugar dele e se permitir enxergar situações sobre sua perspectiva, entendendo suas razões para determinadas escolhas e comportamentos.
O objetivo é compreender, em detalhes, a personalidade da outra pessoa.
Sob esse entendimento, o objetivo do Mapa da Empatia, é estruturar os sentimentos e comportamentos do público-alvo para criar novas oportunidades de negócios.
Essa ferramenta é tão simples e barata que pode ser usada por todos os donos de pequenas empresas.
Conheça o Mapa da Empatia
Para fazer corretamente o Mapa da Empatia você, empresário, deverá responder as seguintes perguntas:
- O que pensa e sente?
- O que escuta?
- O que faz e fala?
- O que vê?
Na parte inferior da página, deverão conter dois quadrantes onde serão descritos sua principal dor e seus ganhos.
Veja como fica!
1. O que o Cliente vê?
Refere-se aos estímulos visuais que o cliente recebe e para compreender melhor esse ponto, você responderá questões como:
- Em que contexto vive o meu cliente?
- Como são seus amigos?
- O que é mais comum em seu cotidiano?
2. O que o Cliente ouve?
Nesse ponto, você se questionará sobre o que seu cliente ouve não apenas no que diz respeito as musicas e conversas, mas sobre todas as influencias externas.
Responda perguntas como:
- Quais ideias ou pessoas influenciam meu cliente?
- Quem são seus ídolos?
- Quais são suas marcas favoritas?
- Quais produtos de comunicação ele consome?
3. O que o Cliente pensa e sente?
Esse ponto refere-se aos estímulos que produtos, marcas e serviço ativam na mente do público-alvo.
Para compreender melhor, responda:
- Como meu cliente se sente em relação ao mundo?
- Quais são suas principais preocupações?
- Que sonhos ele carrega?
4. O que o Cliente fala e faz?
Para entender o que ele fala e faz, você precisa prestar atenção em seu comportamento, ao discurso que faz e ao que prática em seu cotidiano.
Responda:
- Sobre o que meu cliente costuma falar?
- Como age?
- Quais são seus hobbies?
5. Quais são as dores do Cliente?
Esse ponto corresponde as dúvidas e obstáculos que o seu público-alvo precisa superar para consumir o seu produto ou serviço.
Para ter precisão nessas informações, você deve responder:
- Do que meu cliente tem medo?
- Quais são suas frustrações?
- Que obstáculos precisam ultrapassar para conseguir o que deseja?
6. Quais as necessidades do Cliente?
Por fim, esse item está relacionado a como descrever seu produto e serviço de forma prática de maneira que seu cliente possa ser ajudado e surpreendido por ele.
Tenha clareza nessas informações respondendo as seguintes questões:
- O que é sucesso para o meu cliente?
- Aonde ele quer chegar?
- O que acabaria com os seus problemas?
- Como meu produto ou serviço pode ajudá-lo.
Como aplicar o mapa da empatia?
Como pôde verificar, primeiramente, defini meu cliente.
Eu assessoro profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho.
No quadrante O QUE ELE VÊ, meu público-alvo diz seguinte frase: “Meu amigo conseguiu emprego porque teve indicação!”.
Essa informação mostra que posso criar uma comunicação ensinando-lhe como ele pode beneficiar-se de indicações de amigos para uma nova recolocação.
Para preencher corretamente O QUE ELE FALA E FAZ, pesquiso seu comportamento na internet observando quais reclamações, insatisfações e desabafos despeja na rede.
Por exemplo, se a queixa é sobre a falta de feedback das empresas de RH, digo-lhe que a LCA tem como diferencial o acompanhamento de todo o processo seletivo.
Aqui muita atenção, donos de pequenas empresas: Se prometeu, tem que cumprir.
No quadrante O QUE ELE ESCUTA, percebo que meu público acompanha Headhunters famosos do mercado, busca sites de vagas de emprego, porém seu LinkedIn é desatualizado.
Com essa informação mostro-lhe que não adianta seguir os famosos, pois esses buscam pessoas que se mantém esclarecidas sobre o mercado.
Em O QUE ELE PENSA E SENTE, meu cliente demonstra preocupação com seus filhos e na dificuldade em sustentá-los estando desempregado. Ele cortou custos com entretenimento e conforto e por isso se deprime lamentando as oportunidades que deixou passar.
No quadrante DORES, coloco a informação sobre o medo que meu cliente tem de ficar desempregado por muito tempo. Para ele tudo virou custo e nada se transforma em investimento para alavancar a carreira, por isso se mostra muito resistente em contratar uma consultoria.
Aqui, nesse ponto, mostro-lhe o quanto ele já perdeu por não ter investido antes.
Em GANHOS, anoto que meu cliente deseja trabalhar com o que gosta em uma empresa que favoreça plano de carreira e estabilidade financeira.
Aqui, explico detalhadamente que planejamento é fundamental para alavancar a carreira.
Crie sua estratégia com o Mapa da Empatia
Com essas informações disponíveis, todos dos donos de pequenas empresas possuem dados suficientes para criar uma estratégia de comunicação direcionada.
Com o Mapa da Empatia, ficará mais fácil prospectar novos clientes e manter seu público-alvo mais perto da sua empresa.
Eu ajudo pequenas a empresas a conseguir novo posicionamento no mercado. Está sem tempo de fazer tudo isso sozinho? Entre em contato comigo e vamos conversar.
Veja no Site: Como microempreendedores podem construir parcerias de sucesso.