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Pequenas Empresas: Veja Como o Mapa da Empatia Amplia seu Negócio

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Pequenas Empresas – Descubra como o Mapa da Empatia transformará o seu segmento


PEQUENAS EMPRESAS – CONHEÇA O MAPA DA EMPATIA E DEIXE DE PERDER CLIENTE


O mapa da empatia é um recurso que serve para desenhar o perfil do cliente ideal de uma empresa, com base nos sentimentos que esse cliente traz consigo.

Imagine poder adentrar na mente do público-alvo, compreender o que ele deseja e poder oferecer produtos, serviços e atendimento adequados?

Todos os donos de pequenas empresas sonham com isso, não é mesmo?

Isso parece impossível, porém podemos lançar mão de ferramentas que permitam saber assertivamente o que o cliente deseja.

Ser empático é ter a habilidade de compreender o estado emocional do outro, se “colocar” no lugar dele e se permitir enxergar situações sobre sua perspectiva, entendendo suas razões para determinadas escolhas e comportamentos.

O objetivo é compreender, em detalhes, a personalidade da outra pessoa.

Sob esse entendimento, o objetivo do Mapa da Empatia, é estruturar os sentimentos e comportamentos do público-alvo para criar novas oportunidades de negócios.

Essa ferramenta é tão simples e barata que pode ser usada por todos os donos de pequenas empresas.

Conheça o Mapa da Empatia

Para fazer corretamente o Mapa da Empatia você, empresário, deverá responder as seguintes perguntas:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que faz e fala?
  • O que vê?

Na parte inferior da página, deverão conter dois quadrantes onde serão descritos sua principal dor e seus ganhos.

Veja como fica!

1. O que o Cliente vê?

Refere-se aos estímulos visuais que o cliente recebe e para compreender melhor esse ponto, você responderá questões como:

  • Em que contexto vive o meu cliente?
  • Como são seus amigos?
  • O que é mais comum em seu cotidiano?

2. O que o Cliente ouve?

Nesse ponto, você se questionará sobre o que seu cliente ouve não apenas no que diz respeito as musicas e conversas, mas sobre todas as influencias externas.

Responda perguntas como:

  • Quais ideias ou pessoas influenciam meu cliente?
  • Quem são seus ídolos?
  • Quais são suas marcas favoritas?
  • Quais produtos de comunicação ele consome?

3. O que o Cliente pensa e sente?

Esse ponto refere-se aos estímulos que produtos, marcas e serviço ativam na mente do público-alvo.

Para compreender melhor, responda:

  • Como meu cliente se sente em relação ao mundo?
  • Quais são suas principais preocupações?
  • Que sonhos ele carrega?

4. O que o Cliente fala e faz?

Para entender o que ele fala e faz, você precisa prestar atenção em seu comportamento, ao discurso que faz e ao que prática em seu cotidiano.

Responda:

  • Sobre o que meu cliente costuma falar?
  • Como age?
  • Quais são seus hobbies?

5. Quais são as dores do Cliente?

Esse ponto corresponde as dúvidas e obstáculos que o seu público-alvo precisa superar para consumir o seu produto ou serviço.

Para ter precisão nessas informações, você deve responder:

  • Do que meu cliente tem medo?
  • Quais são suas frustrações?
  • Que obstáculos precisam ultrapassar para conseguir o que deseja?

6. Quais as necessidades do Cliente?

Por fim, esse item está relacionado a como descrever seu produto e serviço de forma prática de maneira que seu cliente possa ser ajudado e surpreendido por ele.

Tenha clareza nessas informações respondendo as seguintes questões:

  • O que é sucesso para o meu cliente?
  • Aonde ele quer chegar?
  • O que acabaria com os seus problemas?
  • Como meu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Como aplicar o mapa da empatia?

Como pôde verificar, primeiramente, defini meu cliente.

Eu assessoro profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho.

No quadrante O QUE ELE VÊ, meu público-alvo diz seguinte frase: “Meu amigo conseguiu emprego porque teve indicação!”.

Essa informação mostra que posso criar uma comunicação ensinando-lhe como ele pode beneficiar-se de indicações de amigos para uma nova recolocação.

Para preencher corretamente O QUE ELE FALA E FAZ, pesquiso seu comportamento na internet observando quais reclamações, insatisfações e desabafos despeja na rede.

Por exemplo, se a queixa é sobre a falta de feedback das empresas de RH, digo-lhe que a LCA tem como diferencial o acompanhamento de todo o processo seletivo.

Aqui muita atenção, donos de pequenas empresas: Se prometeu, tem que cumprir.

No quadrante O QUE ELE ESCUTA, percebo que meu público acompanha Headhunters famosos do mercado, busca sites de vagas de emprego, porém seu LinkedIn é desatualizado.

Com essa informação mostro-lhe que não adianta seguir os famosos, pois esses buscam pessoas que se mantém esclarecidas sobre o mercado.

Em O QUE ELE PENSA E SENTE, meu cliente demonstra preocupação com seus filhos e na dificuldade em sustentá-los estando desempregado. Ele cortou custos com entretenimento e conforto e por isso se deprime lamentando as oportunidades que deixou passar.

No quadrante DORES, coloco a informação sobre o medo que meu cliente tem de ficar desempregado por muito tempo. Para ele tudo virou custo e nada se transforma em investimento para alavancar a carreira, por isso se mostra muito resistente em contratar uma consultoria.

Aqui, nesse ponto, mostro-lhe o quanto ele já perdeu por não ter investido antes.

Em GANHOS, anoto que meu cliente deseja trabalhar com o que gosta em uma empresa que favoreça plano de carreira e estabilidade financeira.

Aqui, explico detalhadamente que planejamento é fundamental para alavancar a carreira.

Crie sua estratégia com o Mapa da Empatia

Com essas informações disponíveis, todos dos donos de pequenas empresas possuem dados suficientes para criar uma estratégia de comunicação direcionada.

Com o Mapa da Empatia, ficará mais fácil prospectar novos clientes e manter seu público-alvo mais perto da sua empresa.

Eu ajudo pequenas a empresas a conseguir novo posicionamento no mercado. Está sem tempo de fazer tudo isso sozinho? Entre em contato comigo e vamos conversar.

Veja no Site: Como microempreendedores podem construir parcerias de sucesso.

Lilian – LCA Consultoria e Treinamento
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