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Parcerias de Sucesso: Saiba fazer alianças profissionais duradouras

Fazer Parcerias de Sucesso

Você já percebeu que se tornou um clichê a afirmação de que ninguém vai muito longe sozinho e que para ter crescimento profissional é preciso aprender como fazer parcerias de sucesso?

Eu sei que o seu talento, a sua tenacidade e a sua capacidade de realização fazem toda diferença, mas há um limite no horizonte profissional para os solitários.

Neste contexto, o conceito de parceria ou aliança (acredito que em um ano inventarão outro termo “revolucionário” para a mesma coisa), ganham relevância em diversos aspectos e cenários e ninguém mais nega que fazer parcerias se tornou um bom negócio.

Existem parcerias no trabalho, com as quais você pode dividir ideias, estruturar projetos e desenhar o mútuo crescimento profissional. Existem ainda os sócios em negócios onde os esforços e a mescla de competências somam em direção a um futuro sólido e brilhante.

Ter parceiro para apoiar o seu negócio é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos seus projetos.
Partindo do princípio que uma parceria de sucesso é aquela que beneficia ambos os lados, descarte as parcerias onde você não é beneficiado. Busque parceria apenas com quem pode lhe oferecer algo que realmente precise e que possa ajudar o seu negócio de alguma forma.

As melhores parcerias são aquelas onde você contribui para reforçar um ponto fraco do seu parceiro, ao mesmo tempo em que também é beneficiado por ele, tendo algumas de suas dificuldades atendidas. Isso é uma parceria de sucesso.

Qualquer coisa diferente disso não será um bom negócio para nenhum dos lados.

Veja como são nossas Palestras Interativas e crie uma rede de relacionamentos para fazer parcerias de sucesso.

Quais os tipos de parceria

Você deve procurar fazer parcerias de sucesso de acordo com as suas necessidades. As diferentes parcerias surgem porque as pessoas possuem competências distintas que se complementam entre si.

Veja alguns exemplos de tipos de parcerias que pode te levar a fazer um bom negócio.

É importante lembrar que, para todos essas parcerias, você deve procurar se aliar a quem já possui audiência e relevância, assim ganhará tráfego e fama a medida que fornece conteúdo relevante para ele e, mesmo que o seu blog seja pequeno, o seu parceiro terá benéficos já que poderá aproveitar o tempo para outros projetos.

Quais são as principais regras em uma parceria

Essa é a parte burocrática da coisa!

Regras só são aceitas quando idealizadas por nós mesmos ou quando beneficiam, além do nosso projeto, o projeto de terceiros também. Mas o conceito básico de uma regra para a construção de uma parceria é para proteger ambos os lados. Apenas isso!
Se uma regra está beneficiando apenas uma das partes ela deve ser questionada. Afinal, as regras não devem beneficiar ou privilegiar alguém, elas servem apenas para proteger as partes, caso um dos lados aja com desonestidade.

As principais regras que considero fundamentais para uma parceria de sucesso, são:

Como faço uma proposta para fazer parcerias de sucesso?

A primeira coisa a considerar para uma possível parceria é perguntar-se se o candidato tem o mesmo nível que você. Se você está começando agora, provavelmente não conseguirá fazer uma parceria com quem já tem anos de carreira.

Na proposta, você deve frisar os objetivos da parceria e os benefícios que as duas partes terão com o negócio.

Lembrando sempre que um e-mail é melhor do que um recado no Facebook, porque mostra mais profissionalismo. E um telefonema, seja por celular ou no Skype, aumenta infinitamente as chances da parceria ser aceita.

Evite alguns perfis para poder fazer parcerias de sucesso:

Como tenho anos de experiência no mercado, quero compartilhar com você alguns perfis que me trouxeram aprendizagem com sofrimento. Desejo que não passe pelo mesmo que eu passei, por isso fique atento a essas dicas.

Tenha atenção para os perfis a baixo e sabia fazer parcerias de sucesso

1 – Confuso enrolador: Não consegue retornar ligações, e-mails e mensagens em tempo hábil. Enrola-se nas atividades e disfarça de criatividade o que é pura confusão mental;

2 – Desorganizado: Este não caminha na mesma direção que o parceiro. Costuma esquecer-se de prazos, não se alinha em ações em conjunto como reuniões, esquecendo-se de pautas, nada comenta e indaga com o olhar se deveria fazer algo naquele momento. Atrapalha-se em estruturação de propostas comercias conjuntas, não atentando-se as devidas informações que possibilite a conquista de novas oportunidade.

3 – Inconstante: A atuação das pessoas deste perfil pode até ser certeira e bem ajustada, mas a ansiedade constante, a dificuldade de manter o foco e a falta de paciência fazem com que se desviem dos objetivos originais combinados e quando você menos espera ou quando mais necessita do seu apoio, ele já está em “outra”, onde provavelmente não ficará por muito tempo também.

4 – Desonestos e não transparentes: Bem! Aqui não há o que comentar.

5 – Excessivamente otimistas, megalômanos e ingênuos: A sua desconexão com a realidade e o seu divórcio com o senso crítico, fazem com que exagerem na projeção dos resultados e tempos limites. Invariavelmente frustram-se ao se darem conta de que as coisas não são tão fáceis como imaginavam. Este parceiro impossibilita projetos de médio e longo prazos, além de representar um risco permanente aos custos e despesas envolvidas.

6 – Enrolador convicto: Este atua com convicção e forte capacidade de persuasão para preservar sua condição de enrolador. Sua falta de produtividade e insegurança para tomar decisões e assumir riscos, forjam um comportamento dissimulador que confunde seus parceiros. É bem-humorado, se apresenta impecavelmente e sorri facilmente o que desarma as cobranças. O problema é que, em suas mãos, projetos e negócios patinam, mesmo com a falsa imagem de movimento.

Conclusão

Espero que essas dicas te ajudem a encontrar sólidas parcerias de sucesso para que o seu negócio alcance outro nível.

Mas e você? Conhece algum outro tipo de parceria? Já possui parceiros para o seu negócio? Em que ponto do seu negócio o seu parceiro te beneficia? Você está procurando parceiro para o seu negócio?

Deixe seu comentário dizendo quais experiências tem tido com suas parcerias, ou se ainda não fez nenhuma, conte-nos o porquê.

E se gostou desse texto compartilhe com seus amigos, quem sabe com esse novo conhecimento novas parcerias surjam para você.

A gente se fala em breve!

Lilian – LCA Consultoria e Treinamento
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